(34) 3313.8569    |   (11) 4512.3446   |   (34) 3312.3643

SEGURANÇA EM ALTURA

Quando o assunto é segurança do trabalho, é muito comum encontrar referências ao trabalho em altura. Assim, é importante deixar clara a definição desse tipo de atividade laboral, e a sua relação com o setor de segurança do trabalho.
O trabalho em altura consiste em todas as atividades que são executadas a uma altura superior a 2,00 m em relação ao nível inferior, e em que exista risco de queda por parte do trabalhador. Para garantir a segurança dos profissionais que participam neste tipo de atividades, foi criada a Norma Regulamentadora (NR) 35, que detalha como este tipo de trabalho deve ser realizado e as principais ações que evitam a ocorrência de acidentes.
Entre as responsabilidades do empregador, destacam-se a avaliação prévia das condições do local de trabalho, o acompanhamento do cumprimento das normas de segurança e fornecer os equipamentos necessários para essas atividades, incluindo os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pertinentes.
Vale ressaltar que o empregado também deve seguir uma série de normas para assegurar as boas condições do trabalho em altura, geralmente consistindo em colaborar com o empregador no cumprimento das regras.
É importante, ainda, destacar que o profissional deve passar por uma capacitação de, no mínimo, oito horas, antes de ser considerado apto para executar atividades em altura.

- Grupo MEPI