(34) 3313.8569    |   (11) 4512.3446   |   (34) 3312.3643

LINHAS DE VIDA

Um dos assuntos mais comuns nos dias de hoje quando se fala em segurança do trabalho, as linhas de vida são equipamentos indispensáveis em ambientes de trabalho em que exista risco de quedas. Assim, são extremamente comuns no setor industrial e da construção civil, por exemplo. Mas, o que são exatamente as linhas de vida?
Uma linha de vida é um conjunto de itens que consiste na instalação de cordas, cabos de aço ou trilhos rígidos ligadas a um cinto de segurança, ancoradas de forma a prevenir acidentes envolvendo quedas de trabalhadores. São usadas em locais que não permitem o uso de outros Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), como plataformas elevatórias ou cestos. Obras em altitude, como por exemplo num telhado de um prédio, são exemplos muito frequentes de situações em que se usam linhas de vida.
A instalação destes equipamentos, que podem ser temporários ou permanentes, de acordo com a necessidade e a complexidade da obra, precisa ser feita por profissionais capacitados e não existe espaço para erros, já que uma linha de vida mal instalada pode significar um acidente fatal. Por exemplo, o tipo de ancoragem a ser feito depende do material onde o equipamento, devidamente adequado e calculado, será fixado. As linhas de vida são consideradas um EPC, já que suportam mais de uma pessoa simultaneamente.
As linhas de vida devem sempre ser dimensionadas por profissionais legalmente habilitados, como técnicos e engenheiros. Após a instalação, mas antes da utilização, é necessário que todos os equipamentos sejam inspecionados, de forma a detectar quaisquer eventuais falhas. Além disso, todos os profissionais que fizerem uso da linha de vida devem ser capacitados e preparados para esse tipo de atividade.
Fonte: https://segurancadotrabalhonwn.com/o-que-e-linha-de-vida/
- Grupo MEPI